As melhores lojas para fazer compras no Chiado

No coração da cidade moram ainda algumas das melhores lojas de Lisboa.  Ao lado de sítios com mais de 100 anos, há marcas modernas, procuradas por quem quer encontrar peças diferentes.  Dos sapatos às carteiras, das roupas aos óculos, passando pela decoração, esta é a nossa escolha das melhores lojas do Chiado.

Trocando por miúdos, 18 sítios onde é muito tentador passar o cartão.

República das Flores

É a loja do Chiado com melhor banda sonora. Uma música quase dançante que, a juntar à oferta do espaço, deixa vontade de passar uma boa meia hora entre os lindíssimos arranjos de flores, a original garrafeira, escolhida a dedo por uma pessoa ligada aos vinhos do Douro, a gama completa da Acqua di Parma, os tecidos diferentes ou as peças de decoração e mobiliário exclusivas, feitas por um escultor especialmente para a loja.

República das Flores

Claus Porto

Veio do Porto e veio em bom (ou em ‘baum’, se usarmos o sotaque original). A marca de perfumes, sabonetes, colónias e cremes portuense instalou-se no Chiado, numa loja decorada a rigor, com uma parte artística assinada por Joana Astolfi e uma zona onde os homens também podem ser barbeados. Com 130 anos de vida, esta é a primeira loja física da marca e promete deixar Lisboa ainda mais cheirosa.

Claus Porto

A Vida Portuguesa

 A Vida Portuguesa da Rua Anchieta tem, desde meados deste mês, uma irmã mais nova, na Rua Ivens, dedicada ao têxtil e às peças para casa. Na primogénita ficaram os livros, os produtos de mercearia, as peças de cozinha, as loiças, os cadernos, os brinquedos antigos e os muitos e cheirosos perfumes e cremes, como a nova linha de cheiros da Benamôr.

Slou

É uma loja de roupa masculina com um toque especial. Só vende marcas de alta qualidade, peças com linhas clean e feitas com bons materiais. Vende produtos da A.P.C., da Comme des Garçons, da Raf Simons e da Frank Leder, além de outras edições especiais de empresas mais conhecidas, como a Adidas ou a Converse. É um bom sítio para encontrar aqueles ténis xpto que mais ninguém tem.

Quiosque das Bonecas

Só deve entrar nesta loja com uma criança pela mão se estiver 100% disposto a comprar uma boneca. Caso contrário, comprará uma birra difícil de acalmar. Tudo porque as bonecas espanholas de cabelo seminatural e os respectivos acessórios são de fazer perder a cabeça (até a uma pessoa adulta). Além delas, tem puzzles, dominós e outros jogos.

Quiosque das Bonecas

Skinlife

A definição correcta para a Skinlife, que à primeira vista muitos chamariam de simples perfumaria, é “boutique de beleza com marcas de luxo”. Quem o diz é Dennis, um dos holandeses donos da loja, depois de explicar que aqui só há marcas que dificilmente se encontram noutro sítio em Lisboa, sejam de cremes, maquilhagem, cabelo, perfumes ou velas para casa.

 

Skinlife

Muji

Não é preciso ter sintomas de comprador compulsivo para querer comprar tudo o que são soluções de arrumação e organização da Muji. Basta gostar de objectos simples, funcionais e com cores claras, sejam para cozinha, quarto, casa de banho ou escritório. Na roupa, apresentam, entre meias e camisas, uns muito úteis casacos e coletes estilo kispo, a pesar menos que uma pena e a ocupar pouco espaço na mala.

Muji

Louie Louie

Ainda antes do revivalismo dos discos, já a Louie Louie dava música, da boa, a quem ainda gostava de comprar vinis e CDs. Abriu as portas há dez anos, com uma oferta que toca todas as áreas – vai do pop rock à dança, do jazz ao heavy metal –, e vende ainda instrumentos musicais e outros elementos ligados ao hardware. Ah, é também um bom sítio para ver se lhe compram o resto da colecção de CDs lá de casa.

Louie Louie

André Ópticas

É “a” loja de óculos da cidade, conhecida por reunir as melhores marcas de luxo do mundo e muitos dos modelos exclusivos que vão sendo lançados. Encontra, por exemplo, a marca Linda Farrow, a Emmanuelle Khanh ou a Oliver Peoples. Além dos vários modelos expostos, o dono, André Leal, tem uma colecção particular com mais de 3000 óculos, que até já esteve em exposição no MUDE.

André Ópticas

New Balance

Chegou ao Chiado no pós-Verão de 2015, numa altura em que Lisboa só queria calçar New Balance. Trouxe os vários modelos, as várias cores e, um ano depois, continua a ser o sítio certo para encontrar todas as variações, combinações e edições limitadas que têm feito sucesso lá fora. Vale a pena ir passando para ver as novidades, mas sempre com a certeza que os moldes tradicionais da marca, para lá da palete cromática, não mudam muito.

New Balance

Burel

Vale a pena descer as escadas da loja para ver o gigantesco tear em exposição. E já agora, também para dar uma olhadela às mantas, mochilas, chapéus, carteiras e casacos, quase todos feitos de burel. De quê? Burel. Trata-se de um tecido que os pastores usavam para se protegerem do frio, feito de lã, que é trabalhado primeiro num tear e depois numa prensa. Vem de perto da Serra da Estrela e é ideal para os dias frios que se avizinham.

Burel

Cantê e DCK

São duas lojas distintas, de empresas distintas, em dois sítios distintos. Mas podem ser consideradas o espelho uma da outra. Vendem fatos de banho para homem (DCK) e mulher (Cantê), em modelos originais e exclusivos, sempre bem coloridos e desenhados por quem comanda as tropas. E, claro, transpiram Verão por todos os poros. Se vai para umas férias de calor, estes são os sítios certos para se abastecer.

Cantê e DCK

Óptica do Sacramento

Se anda à procura do último modelo da Ray-Ban ou da Céline, dê meia volta. Aqui só trabalham com marcas menos conhecidas, algumas que são mesmo empresas ópticas de raiz, outras que ainda usam processos de fabrico manuais. Ou seja, é o sítio certo para encontrar aquele modelo bom, duradouro, e que mais ninguém tem. E é talvez por isso que a conhecem como a loja de óculos dos hipsters.

Cerâmicas na Linha

O nome é Cerâmicas na Linha, o apelido é Loiça ao Kg. Sendo o quilo de loiça algo que anda entre os 3,80€ e os 7,50€ – estejam os pratos mais ou menos maduros. Começou por funcionar com algumas marcas apenas e com restos de colecções, mas o sucesso foi tal que tem cada vez mais fábricas de loiça a vender para a loja. Quase tudo é vendido a peso, mas há peças à unidade, como as loiças da Bordalo Pinheiro e Costa Nova.

Cerâmicas na Linha

Benefit

Não vamos dizer quem, porque não somos de intrigas, mas uma das pessoas da redacção da Time Out só arranja as sobrancelhas na Benefit. E sai de lá pronta para um anúncio de maquilhagem. Como essa pessoa, há muito boa gente em Lisboa que vibrou com a chegada da loja. Sobretudo porque agora já não é preciso andar a cravar batons, rímeis ou sombras da marca a quem vai passar uns dias a Nova Iorque.

Benefit

Fabrica Features

Vale a pena subir ao quarto andar da Benetton por três razões: 1) explorar o mundo do design original em acessórios para casa, escritório e cozinha, muitos deles feitos pela equipa da Fabrica, empresa criativa da Benetton em Treviso; 2) ver as exposições na antecâmara da loja – a última foi da galeria portuense Dama Aflita; 3) admirar o brilhante elevador Arte Nova, que foi recuperado quando a loja esteve em obras no ano passado.

Fabrica Features

 

Fonte: timeout.pt

Anúncios