Iniciam as obras da Nova School of Business & Economics

A construção do futuro ‘campus’ da Nova School of Business & Economics (SBE), em Carcavelos, arranca já em Setembro. O projecto é composto por um consórcio com quatro empresas: Vitor Carvalho Araújo Arquitectos, António Barreiros Ferreira Tetractys Arquitectos, Global Arquitectura Paisagista, e GRID Consultas, Estudos e Projectos de Engenharia.

“Está previsto o lançamento da primeira pedra em Setembro”, afirmou à agência Lusa a fonte da autarquia de Cascais, confirmando que teve início esta semana a montagem do estaleiro para a construção do futuro ‘campus’ da faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Fonte do município adianta que com a instalação da Nova SBE “será dado o primeiro passo para a criação de uma cidade do conhecimento, por onde vão passar mais de 3.000 alunos, metade dos quais de outras nacionalidades, e centenas de professores de excelência”.

O projecto irá também contribuir para a requalificação de uma área de 83.579 metros quadrados, localizada entre o Forte de S. Julião da Barra e a urbanização da Quinta de S. Gonçalo, junto à praia de Carcavelos.

O futuro ‘campus’ será constituído por “diferentes espaços estruturantes, como um claustro de entrada, uma galeria interior de acesso aos espaços letivos, com área de restauração, uma biblioteca, áreas desportivas, um auditório, residências de estudantes e um parque de estacionamento subterrâneo”, explica a nota camarária.

A requalificação abrangerá também a zona envolvente, com o edificado “rodeado por amplos espaços verdes que, no futuro, ficarão disponíveis a toda a população”.

“A empreitada engloba ainda uma passagem subterrânea sob a Estrada Marginal com ligação direta do ‘campus’ universitário à praia”, esclarece a autarquia, acrescentando que nenhum edifício “terá mais do que três pisos acima do solo” e que “grande parte da área a construir não ultrapassará mesmo os dois pisos”.

Na sequência da conclusão de todo o processo de licenciamento e de adjudicação da obra, a Fundação Alfredo de Sousa dará início “à empreitada de execução do ‘campus’ de Carcavelos, cujo prazo previsto de execução não ultrapassará os 18 meses”, estima a autarquia.

A Nova SBE previa que a construção tivesse início em Janeiro de 2016, de forma ser inaugurado em Setembro de 2017, com um investimento estimado superior a 40 milhões de euros, através de apoios privados.

A mesma fonte oficial da autarquia admitiu que, perante o novo prazo de início da obra, a empreitada possa ficar concluída no primeiro trimestre de 2018, permitindo a entrada em funcionamento no ano lectivo seguinte.

Fonte: Diário Imobiliário

Anúncios