Lisboa, melhor capital da Europa para trabalhar e desfrutar

Startups, surf e sol constituem a trilogia perfeita para a cadeia britânica considerar Lisboa a melhor capital da Europa. 

Startups, surf e sol. A trilogia “S” – podemos chamar-lhe assim – é o mais recente elogio da BBC a Lisboa. A cadeia de informação britânica considera a cidade portuguesa a “melhor capital da Europa para trabalhar e desfrutar“. Num extenso artigo publicado esta quarta-feira, a BBC desafia os leitores a viajar até Lisboa para conhecerem a “cidade colonial” que está, aos poucos, a sair da cauda da crise da zona Euro. “Lisboa está a trabalhar muito para dar apoio aos negócios locais e para atrair empreendedores de todo o mundo”, escreve o jornalista Lennox Morrison.

O artigo apresenta uma série de argumentos para a escolha de Lisboa como capital europeia para trabalhar e desfrutar: ao mesmo tempo que a cidade foi considerada Região Europeia Empreendedora do Ano em 2015, o centro de Lisboa tem sofrido renovações e reabilitações de lojas, cafés, restaurantes e casas para habitação no centro. E isso fez muita gente regressar à cidade.

“A mudança tem sido dramática. Assistimos a recordes de investimento imobiliário, turismo e empreendedorismo”, afirma Rui Coelho, diretor da InvestLisboa, em entrevista à BBC. De visita a Lisboa, o jornalista sublinha o papel dos atores do ecossistema empreendedor como fundamental na transformação da cidade: fundada em 2011, a Startup Lisboa, uma das incubadoras da cidade, é um deles. “Ajudou a criar mais de 250 negócios”, explica o repórter.

A BBC sublinha ainda que cerca de 30% dos novos empreendedores que têm Lisboa como base são estrangeiros e que essa escolha tem a ver com a “evolução tecnológica” aliada ao facto de as pessoas com talento poderem trabalhar e viver em qualquer lado. “Escolhem um lugar agradável para viver e, sem dúvida, Lisboa é um desses lugares”, afirma Rui Coelho. Outro dos fatores é, escreve a BBC, o preço dos escritórios e dos recursos humanos, “relativamente baixo quando comparado com outras capitais do Oeste da Europa”.

“Com 548 mil habitantes, praias de areia dourada e 220 dias de sol no ano”, Lisboa é o sítio onde estar. “Lisboa oferece uma cultura trabalho-vida-surf-golf num local pitoresco onde o inglês é largamente falado”, esclarece o jornalista. Além disso, é ponto de encontro para negócios: dos mais de quatro milhões de visitantes que chegam à cidade, cerca de 40% vêm em trabalho.

 

Fonte: Dinheiro Vivo

Anúncios