10 Estilistas de Moda em Lisboa

Há décadas que Portugal produz têxteis e moda para retalhistas internacionais, mas foi só nos anos 80 que o design de moda nacional realmente se desenvolveu, graças a novas escolas de design e a eventos regulares. O Bairro Alto em Lisboa foi o primeiro centro dos jovens estilistas, e ao longo dos anos muitos deles têm apresentado coleções em Paris, Nova Iorque e outras capitais da moda. Muitos têm hoje o seu atelier ou loja em Lisboa, a maioria no Chiado e no Príncipe Real, enquanto outros encontram-se representados nas concept storesda cidade. Eis os nomes que deve procurar (por ordem alfabética):

1 | Alexandra Moura

Natural de Lisboa, Alexandra Moura apresentou a sua primeira coleção no ano 2000 e participa regularmente nas edições da ModaLisboa e em eventos internacionais. A sua primeira loja abriu em Lisboa em 2012, e tem sido destacada em livros como “Atlas of Fashion Designers” e “Fashion Design Sourcebook”. Na sua loja convida também outros criadores a exporem peças das suas coleções.

www.alexandramoura.com

 

2 | Alves/Gonçalves

Este duo cria pronto-a-vestir feminino e alta costura para homem e mulher. As últimas coleções podem ser vistas no atelier Alves-Gonçalves no Chiado.

 

3 | Anabela Baldaque

Com uma carreira com mais de 30 anos, Anabela Baldaque é uma estilista do Porto com loja em Lisboa desde 2014. A marca com o seu nome foi criada em 1988, e tem participado nos principais eventos de moda nacionais. As últimas coleções encontram-se disponíveis na loja no Príncipe Real.

www.anabelabaldaque.pt

 

4 | Dino Alves

Participante habitual nos eventos de moda de Lisboa desde os anos 90, Dino Alves também já apresentou as suas coleções em França, na Alemanha e no Brasil. Em 2009 foi convidado pela marca italiana “Segue” para criar uma mala de viagem, embora o estilista seja mais conhecido pela ousadia na moda feminina e masculina, com materiais e estilos menos convencionais. As suas peças encontram-se em algumas concept stores de Lisboa e na loja deAlexandra Moura.

 

5 | Fátima Lopes

A ousadia de Fátima Lopes tem-na levado às capitais da moda mais importantes do mundo. O seu primeiro desfile internacional aconteceu em Paris, onde acabou por abrir uma loja, assim como fez anos mais tarde em Los Angeles. A sua loja em Lisboa foi um dos principais destinos do Bairro Alto durante quase duas décadas, mas mudou-se para perto da Avenida da Liberdade em 2016. A estilista deu que falar no ano 2000, quando a própria desfilou um biquini coberto de diamantes com o valor de um milhão de dólares em Paris, o que chamou a atenção de novos mercados internacionais.

www.fatima-lopes.com

 

6 | Filipe Faísca

Criador de moda desde muito jovem, Filipe Faísca surgiu como um grande profissional nos anos 80 e 90, e é hoje reconhecido como um dos maiores nomes da moda nacional. Ao longo dos anos tem trabalhado em vários projetos, desde o guarda-roupa de filmes portugueses a fardas de alguns dos mais conceituados hotéis e restaurantes de Lisboa. As suas coleções podem ser vistas na sua loja no Chiado.

www.filipefaisca.com

 

7 | Lidija Kolovrat

Lidija Kolovrat nasceu na Bósnia mas vive em Lisboa desde 1990. Mais que estilista, é uma artista multi-disciplinar, com trabalho em moda, escultura, vídeo e design de interiores. O seu atelier e loja situa-se no Príncipe Real desde 2010.

www.lidijakolovrat.com

8 | Luis Onofre

Luís Onofre é criador de sapatos e de acessórios de luxo, com marca própria desde 1999. A excelência dos seus produtos tem conquistado vários mercados internacionais, desde Itália a Rússia, China e EUA, e a primeira loja em Portugal abriu na Avenida da Liberdade em 2014.

www.luisonofre.com

 

9 | Nuno Gama

Quase toda a sua carreira foi feita no Porto, mas Nuno Gama mudou-se para a capital em 2012. Conhecido pelas suas coleções inspiradas na cultura portuguesa, tem agora uma loja de vestuário masculino e de acessórios no bairro do Príncipe Real.

www.nunogama.pt

 

10 | Storytailors

O duo Storytailors é conhecido pelas suas coleções inspiradas em contos de fadas, apresentadas num atelier no Chiado que também parece ter saído de um livro de histórias. Os seus desfiles são também muitas vezes um espetáculo, e frequentemente inspirados na alta costura dos anos 50. Pode-se sempre esperar muita fantasia e criatividade, algo que tem merecido elogios nacional e internacionalmente.

www.storytailors.pt

Fonte: Lisbon Lux

 

 

Anúncios