10 Lojas a não perder em Lisboa

Com Lisboa cada vez mais na moda é importante saber quais as lojas portuguesas mais originais na capital Portuguesa. 

Os produtos disponíveis nas lojas internacionais, mesmo as mais exclusivas, são iguais em todo o mundo . .. Com este guia para as melhores lojas em Lisboa, tem a garantia de que o que comprar é único e que mais ninguém vai ter nada igual !!

Desde música, roupa, sapatos, chapéus, produtos de beleza e gourmet, a maior parte destas lojas faz estes produtos à mão, recorrendo ao conhecimento que tem passado de geração em geração. Como diz o ditado português, “o que é nacional é bom” !!

Companhia Portugueza do Chá

Companhia Portugueza do Chá

De acordo com a história, o chá foi introduzido pela rainha portuguesa D. Catarina de Bragança, em Inglaterra, em 1660.

Foram necessários alguns anos para que os ingleses se habituassem ao sabor desta bebida, que hoje em dia é uma das imagens de marca do país.

A Companhia Portugueza do Chá é uma loja com mais de 100 variedades de chá, privilegiando a folha da planta sem qualquer adição de conservantes. Existem chás da China, Tailândia, Índia, Sri Lanka, Japão, sem esquecer o chá português da marca Gorreana, cultivado na ilha de São Miguel (Açores) —o único chá produzido na Europa.

Além dos chás, também há bules e porcelanas à venda.

Rua Poço dos Negros, 123, Lisboa

Pimenta Rosa

Pimenta Rosa

A mercearia Pimenta Rosa, inaugurada em Campo de Ourique em 2008, aposta sobretudo em produtos portugueses.

Lá dentro, num espaço de decoração vintage, pode encontrar vários tipos de conservas, azeites, enchidos e bolachas, assim como louça Bordallo Pinheiro e sabonetes da marca Claus.

O negócio é um verdadeiro sucesso e levou à abertura de uma segunda loja no Cais do Sodré, a Cais Pimenta Rosa, que se dedica em exclusivo aos produtos nacionais, desde a gastronomia ao artesanato. No segundo andar da loja encontra uma colecção de vinhos com mais de 600 referências . .. Todas nacionais, é claro !!

Neste espaço também acontecem regularmente provas, demonstrações de culinária e degustações.

Rua Francisco Metrass, 2A, Campo de Ourique, Lisboa

Cais Pimenta Rosa, Travessa Corpo de Santo, 15, Lisboa

Sapataria do Carmo

Sapataria do Carmo

É uma das lojas mais antigas e emblemáticas de Lisboa, fundada há mais de 100 anos, em 1904.

Localizada em pleno Chiado, no coração da cidade, as letras em ferro, os sofás aveludados e as caixas antigas numeradas são o ambiente ideal para escolher um par de sapatos clássicos de qualidade superior, feitos à mão pelos melhores artesãos nacionais !!

A Sapataria do Carmo pertenceu ao longo de três gerações à mesma família, Paulo da Cruz, mas a partir de 2012 contou com uma nova gerência, constituída por 4 jovens empresários da mesma família e que trouxeram um novo fulgor a esta carismática loja de Lisboa.

Largo do Carmo, 26, Lisboa

Chapelaria Azevedo Rua

Chapelaria Azevedo Rua

É a única loja em Lisboa especializada na venda de chapéus. A sua história começou a escrever-se em 1886 por Manuel Aquino Azevedo Rua, um produtor de vinho do Porto que se viu obrigado a abandonar os socalcos do Douro devido a uma praga que lhe causou prejuízos no negócio.

Uma vez que o chapéu era uma peça obrigatória no vestuário masculino, veio para Lisboa com dinheiro emprestado pela família e fundou a famosa Chapelaria Azevedo Rua.

Feitos na oficina própria, os chapéus — desde cartolas a cocos — eram reconhecidos pela sua qualidade. Consta que o poeta Fernando Pessoa comprava os seus chapéus neste espaço !!

A partir dos anos 80 do século XX, a loja apostou também na vertente feminina e actualmente o negócio já vai na quinta geração.

Praça Dom Pedro IV, 73, Lisboa

Casa das Velas do Loreto

Casa das Velas do Loreto

Conhecida pelas suas velas artesanais desde 1789, a Casa das Velas do Loreto está localizada na parte superior do elegante bairro do Chiado.

A seleção de velas artesanais é tão deslumbrante como o aroma de frutas cítricas, rosas e romã que estava a arder quando visitei esta pequena maravilha pela primeira vez. Os diferentes tons de castanho-escuro da madeira que revestem o interior da loja afirmam a sua identidade de acolhedora.

Filas e filas de velas como se fossem um arco-íris apresentam uma variedade de formas e tamanhos de velas, dependendo sempre da época e do que está sendo produzido no momento.

Rua do Loreto, 53, Lisboa

Kolovrat 79

Kolovrat 79

Kolovrat 79 é a loja de roupa e atelier de Lidija Kolovrat, uma criadora de origem Bósnia a viver em Portugal desde 1990. Estudou cinema em Zagreb, capital da Croácia, e depois design têxtil e moda, estando toda esta variedade à mostra no espaço.

Numa antiga padaria, perto do jardim do Príncipe Real, pode encontrar disponível peças exclusivas de Kolovrat, que vão desde vestuário a acessórios e peças para a casa, como almofadas e candeeiros.

A marca aposta em técnicas tradicionais e idealiza produtos exclusivos consoante a vontade do cliente. Os padrões e estampagens marcantes inspiram-se nos símbolos da cultura portuguesa.

Rua Dom Pedro V, 79, Lisboa

Discoteca Amália

Discoteca Amália

A Discoteca Amália, no número 272 da Rua Áurea, é um autêntico templo do Fado !!

A localização desta loja de discos é claramente reconhecida pela música que se ouve em toda a rua.Batizada em homenagem à rainha do Fado e famosa artista internacional, Amália Rodrigues, esta loja possui uma das maiores e mais completas coleções de Fado.

Mariza, a nossa nova rainha do Fado, Carminho, Cuca Roseta e Carlos do Carmo são os nomes mais sonantes.

Rua Áurea, 272, Lisboa

Mini by Luna

Mini by Luna

Na loja com jardim fundada por Araceli Piqué, uma espanhola residente em Lisboa, encontra roupa e acessórios para criança e mulher, assim como brinquedos, objectos para a casa e decoração.

A selecção cuidada das marcas vendidas na Mini by Luna mistura influências nórdicas, o estilo industrial do bairro de Soho, em Nova Iorque, e o famoso estilo parisiense.

Para mulher, encontram-se marcas como Ba&sh, TCN e Leon & Harper e para criança a Bobo Choses, Tocoto Vintage, Babe & Tess.

Rua Dom Pedro V, 74, Lisboa

Skin Life

Skin Life

Duas holandesas criaram no Chiado uma boutique totalmente dedicada à beleza: com uma colecção de marcas nobres e exclusivas de perfumes, maquilhagem, cosmética e cabelos, os produtos da Skin Life chegam dos quatro cantos do mundo e são livres de parabenos.

A loja disponibiliza ainda o City Spa, onde se podem fazer tratamentos com produtos da Rodial, sendo o único espaço em Portugal a utilizar os produtos e os protocolos desta marca.

Os tratamentos englobam desde massagens a tratamentos de rosto e de corpo, além de procedimentos de estética avançada.

Rua Paiva de Andrade, 4 — 4A, Lisboa

De Castro

De Castro

É uma loja que funciona como um prolongamento do restaurante De Castro, do Chefe Miguel Castro e Silva e que fica mesmo ao lado, na Praça das Flores.

Este projeto nasceu para responder ao desejo dos clientes do restaurante, que procuravam comprar muitos dos produtos que tinham experimentado durante as refeições.

A loja De Castro disponibiliza produtos gourmet com a assinatura do chefe, mas também outros escolhidos por ele: vinhos, gins, enchidos, queijos, conservas, compotas ou bolachas e biscoitos são alguns dos produtos que encontra à venda.

Praça das Flores, 46, Lisboa

Fonte: inPortoBay

Anúncios