Porto é o destino emergente da Europa (e o terceiro do mundo)

TripAdvisor divulga o seu top de destinos em alta com a Invicta a brilhar. Funchal também em top 10. Foz do Iguaçu marca pelo Brasil.

São os destinos “on the rise” daquele que é considerado o maior portal de viagens do mundo, o TripAdvisor. E, na Europa, concluiu o site depois de avaliar diversos parâmetros turísticos e opiniões dos seus utilizadores, nenhum está mais em ascensão do que o Porto, vencedor continental nestes prémios Travellers’ Choice, revelados na quinta-feira.

A Invicta lidera o top europeu e, para destacar esta liderança, o site resume que a cidade que deu “nome ao país (e vinho do Porto) tanto tem história milenar como um pé “firmemente assente no presente industrial”. “A cidade velha, com centro na Ribeira, foi construída nos montes com vista para o Douro e é actualmente Património da Humanidade pela UNESCO”, sintetizam, aconselhando, entre outras, visitas à igreja de São Francisco ou às caves em Gaia.

Nesta lista de ouro, a Madeira (que ainda há dias foi declarada melhor destino insular do mundo nos World Travel Awards) também marca presença, com o Funchal (em 6.º) como representante. Aqui, lembram-se os séculos da cidade nascida circa 1500s, a sua importância como portal entre velho e novo mundos, a sua eterna doçura, a sua actual “descontracção”, os seus “afáveis habitantes”, as suas “ruas pedestres e táxis baratos” (sic). Claro que também ajudam e muito as “temperaturas atraentes, vinho e artesanatos” ou atracções como “o Mercado dos Lavradores, a Blandy’s Wine Lodge e o Museu de Arte Sacra.

No mundo, segundo o TripAdvisor, o Porto “em ascensão” só é batido por Tulum no México (que lidera o top) e por Cartagena na Colômbia). O ranking completa-se com Gatlinburg no Tennessee (EUA), Moscovo (Rússia), Brighton (Reino Unido), Nova Deli (Índia), Banff em Alberta (Canadá), Lima (Peru) e Foz do Iguaçu (Brasil).

Em relação à “estrela” brasileira neste top, a plataforma destaca as “espantosas” atracções da região das (270) cataratas de Iguaçu, o que inclui, no caso, não apenas monumentos naturais deslumbrantes mas também papa-formigas, macacos barbados, onças (a jaguatirica chama por nós) e jaguares (em perigo de extinção) por entre “nuvens de borboletas” num parque que é também Património da Humanidade.

Na Europa, depois do líder Porto e das “aias” Moscovo (Rússia) e Brighton (Inglaterra), seguem-se Liverpool (Inglaterra), Granada (Espanha), Funchal (Madeira), Oia (Santorini, Grécia), Cracóvia (Polónia), Valência (Espanha), Colónia (Alemanha).

 

Fonte: Fugas

Anúncios