IMI: proprietários têm de pedir atualização da idade dos imóveis até dezembro para imposto baixar

O prazo para pedir a atualização da idade dos prédios e do valor de construção, que pode baixar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a pagar em 2016, termina no final de dezembro, sendo que quem se atrasar a fazê-lo só sentirá os efeitos em 2017.

Segundo o Correio da Manhã, a idade dos imóveis (coeficiente de vetustez) e o valor de construção, que entram no cálculo de IMI a pagar,não são atualizados automaticamente pela Autoridade Tributária. Uma situação que a Deco – Associação para a Defesa do Consumidor considera incompreensível, já que os imóveis envelhecem de ano para ano.

Por outro lado, o valor de construção considerado para efeitos de IMI para a maioria dos imóveis data de 2010, quando o setor imobiliário ainda não tinha começado a desvalorizar, alertou Joaquim Rodrigues da Silva, da Deco.

O pedido de atualizações é gratuito e só exige o preenchimento do Modelo 1 do IMI. O congelamento destes dois indicadores faz com que os contribuintes paguem mais imposto, e a sua revisão só é feita a pedido, referiu o responsável, citado pela publicação.

 

Fonte: Idealista

Anúncios