Lisboa acolhe primeira feira de arte ARCOMadrid fora de Espanha em 2016

O anúncio oficial da escolha de Lisboa como primeiro destino internacional da ARCOmadrid será feito na próxima quarta-feira, em Madrid.

Lisboa será a primeira capital europeia a acolher em 2016 a primeira feira de arte contemporânea ARCOMadrid fora de Espanha, disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte oficial da organização de um dos principais eventos de arte europeus.

O evento, que cumprirá no próximo ano o seu 35.º aniversário, escolheu assim a capital portuguesa para primeiro destino da sua internacionalização.

A feira, que reúne galeristas e atrai coleccionadores de todo o mundo, costuma realizar-se habitualmente no recinto da Feira Internacional de Madrid (IFEMA).

A 35.ª edição da ARCOmadrid decorrerá na capital espanhola – de 24 a 28 de Fevereiro de 2016 – e posteriormente a esse evento realiza-se o evento de Lisboa, a primeira feira com a marca ARCOMadrid fora de Espanha.

O anúncio oficial da escolha de Lisboa como primeiro destino internacional da ARCOmadrid será feito na quarta-feira, 11 de Novembro, numa conferência de imprensa na capital espanhola na qual a organização dará mais pormenores, como a composição do comité de organização e as datas precisas do evento português.

Na ARCOMadrid 2015 – em Fevereiro último – participaram doze galerias portuguesas, numa 34.ª edição que teve a Colômbia como país convidado.

De Portugal estiveram presentes a 3+1 Arte Contemporânea, a Galeria Baginski Projetos, a Carlos Carvalho – Arte Contemporânea, a Galeria Cristina Guerra, a Galeria Filomena Soares, a Galeria Graça Brandão, a Galeria Murias Centeno, Galeria Pedro Cera e Galeria Vera Cortés, todas de Lisboa.

Do Porto, estiveram a Galeria Quadrado Azul e a Kubik, e ainda, de Braga, a Galeria Mário Sequeira.

O certame, da responsabilidade da Feira de Madrid (IFEMA), reuniu mais de 210 galerias de pelo menos 30 países.

Na última ARCO, o Museu Rainha Sofia, em Madrid, acertou a aquisição – à galeria Graça Brandão – de quatro obras, minifilmes, da dupla de artistas portugueses João Maria Gusmão e Pedro Paiva.

Anúncios